Nicarágua lidera ranking global de mulheres em altos cargos do governo
Cuba, Nicarágua e México estão entre os cinco países com maior representação feminina no parlamento
247 - A Nicarágua ocupa o primeiro lugar no mundo em participação feminina nos ministérios, com 64,3% de mulheres à frente de pastas governamentais, segundo dados divulgados no mapa “Mulheres na Política: 2025”, elaborado pela União Interparlamentar (IPU) e pela ONU Mulheres. O país também figura entre os líderes em representatividade parlamentar, com 55% de mulheres na Assembleia Nacional, a terceira maior taxa do planeta. As informações são do Kawsachun.
De acordo com o relatório, a Nicarágua supera países como Finlândia, Islândia, Liechtenstein e Estônia no número de mulheres em cargos ministeriais. Já em termos de representação parlamentar, é superada apenas por Ruanda (61,3%) e Cuba (55,7%).
A América Latina tem se destacado como uma das regiões mais avançadas na inclusão de mulheres na política. Além da Nicarágua e de Cuba, o México também aparece entre os cinco primeiros no ranking global, com 50,2% de mulheres deputadas. Costa Rica e Bolívia, em 7º e 8º lugares, respectivamente, reforçam o protagonismo latino-americano. Segundo o relatório, "as Américas lideram como região com maior participação feminina em câmaras legislativas, com média de 35,3%, à frente da Europa, que tem 31,8%". A média global, por sua vez, é de 27,2%.
Apesar desses avanços, países tradicionalmente influentes na política global apresentam desempenho abaixo da média. Os Estados Unidos ocupam a 77ª posição, e o Canadá, a 69ª, puxando para baixo a média do continente americano.
Apenas seis países no mundo conseguiram atingir paridade de gênero em suas casas legislativas inferiores ou unicamerais. Entre os países europeus, apenas Andorra conseguiu esse feito, com representação feminina de 50%.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: