window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Paulo Emilio', 'page_url': '/brasil/ao-stf-planalto-garante-defesa-de-alexandre-de-moraes-contra-ameaca-dos-eua' });
TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Ao STF, Planalto garante defesa de Alexandre de Moraes contra ameaça dos EUA

      Itamaraty tratará a ameaça ao ministro do Supremo como uma afronta à soberania nacional

      Alexandre de Moraes (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr)
      Paulo Emilio avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) foram informados de que o Palácio do Planalto acionou o Ministério das Relações Exteriores para reagir de forma contundente às ameaças feitas pelos Estados Unidos contra o ministro Alexandre de Moraes. O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo a coluna da jornalista Bela Megale, de O Globo, considera que qualquer ataque ao magistrado será tratado como um ato de afronta à soberania nacional por parte da istração do presidente Donald Trump, que assumiu seu segundo mandato em 2025.

      A mensagem transmitida a integrantes do STF foi clara: o Itamaraty foi orientado a se posicionar com firmeza diante do episódio, reforçando que não cabe a nenhum governo estrangeiro interferir nos poderes de outro Estado soberano. A avaliação, segundo a reportagem, é de que a postura da Casa Branca representa uma tentativa inaceitável de ingerência em assuntos internos do Brasil.

      No Supremo, magistrados discutem que a defesa de Alexandre de Moraes deve ocorrer por meio de canais diplomáticos e não ser liderada pela própria Corte. Para os ministros, o cerne da questão não é um ataque a Moraes enquanto indivíduo, mas sim uma afronta direta ao Estado brasileiro. Por isso, cabe ao Executivo, e não ao Judiciário, responder com o devido peso político e institucional.

      As tensões aumentaram nesta quarta-feira (21), quando Marco Rubio, chefe do Departamento de Estado dos EUA, declarou durante audiência na Comissão de Relações Exteriores do Congresso estadunidense que o governo Donald Trump está avaliando aplicar sanções contra Alexandre de Moraes. 

      A declaração foi feita em resposta a uma pergunta do deputado republicano Cory Mills, da Flórida. “Isso está sob análise no momento e há uma grande possibilidade de que isso aconteça”, afirmou Rubio, em referência a uma possível punição contra o magistrado brasileiro.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados