Ibama avança no processo de aprovação da licença da Margem Equatorial; Alcolumbre comemora
O instituto aprovou a proposta da Petrobras para a limpeza da sonda que deverá fazer a perfuração de um bloco na região
247 - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) aprovou o plano apresentado pela Petrobras para a limpeza da sonda que deverá fazer a perfuração do bloco FZA-M- 59 na bacia na Margem Equatorial. Essa etapa aproxima a companhia petrolífera de obter a licença ambiental para a atividade exploratória na região.
De acordo com a nota assinada pela Coordenação de Licenciamento Ambiental de Exploração de Petróleo e Gás Offshore do Ibama, “tendo em vista as informações apresentadas pela empresa, incluindo as áreas de navegação e cuidados a serem tomados durante a execução dos corais do casco da embarcação, consideramos que a Proposta para o Gerenciamento da Bioincrustação por Coral-Sol no Casco da sonda ODN II NS-42 está de acordo com as recomendações do PPCEX da Atividade de Perfuração no Bloco do FZA-M-59, Bacia da Foz do Amazonas, e podem ser realizadas da forma que foram apresentadas”.
Para a aprovação da licença ambiental da companhia é necessária uma avaliação pré-operacional (APO), simulação de vazamento de óleo na região a ser explorada para que a petroleira comprove capacidade de reagir a possíveis acidentes. Então a sonda a ser utilizada na atividade deve estar na região.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, comemorou e disse que “recebe com satisfação a aprovação, pelo Ibama, do plano da Petrobras para a limpeza da sonda que será utilizada na perfuração na Margem Equatorial”. “A autorização representa um o fundamental para que a companhia obtenha a licença ambiental necessária para avançar com a atividade exploratória de forma responsável e sustentável”, afirmou a presidência do Senado, em nota.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: