Operação policial deixa 7 mortos no Amapá
Testemunhas questionaram a versão policial
247 - Sete pessoas morreram após o início de uma ação da Polícia Militar do Amapá na madrugada deste domingo (4) na Zona Norte de Macapá. Os disparos foram uma reação a um ataque a tiros feito por ocupantes de um carro branco, apontou o boletim de ocorrência registrado pelos policiais. Testemunhas questionaram a versão policial e afirmaram que as vítimas voltavam de uma partida de futebol.
O governo do Amapá disse que três das pessoas mortas não tinham antecedentes criminais. Um PM que realizava policiamento em motocicleta ficou ferido após ser atingido pelo carro em que o grupo estava. O carro branco bateu em uma viatura e na motocicleta, derrubando o policial. Ele foi atendido pelo Corpo de Bombeiros.
Foram apreendidos revólveres, pistolas, espingardas e munições, além de drogas e dinheiro. A Polícia Civil abriu inquérito e os PMs foram afastados das atividades.
O Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), operado pelo Ministério da Justiça, apontou uma baixa de 5,69% na quantidade de mortes por intervenção policial no Brasil em 2024 no comparativo com o ano anterior. Foram 6.014 mortes registradas por consequência da violência policial, o menor valor desde 2020, ano que foi o maior da série histórica, com 6,5 mil ocorrências. O ano com menor letalidade foi o primeiro da base do Sinesp, 2015, com 2,3 mil casos.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: