Stedile declara apoio a Rui Falcão e defende "combatividade" no comando do PT
Líder do MST diz que o partido precisa se reconectar com a luta de massas e elogia o deputado por sua trajetória
247 - Em meio às articulações internas que antecedem a eleição para a presidência nacional do PT, prevista para julho, o líder histórico do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stedile, manifestou apoio à candidatura do deputado federal Rui Falcão (PT-SP). A declaração foi feita em um vídeo divulgado nas redes sociais, onde Stedile exalta o histórico de militância do parlamentar e defende um novo fôlego de luta dentro do partido.
De forma bem-humorada, Stedile inicia o vídeo dizendo: “o camarada Rui Falcão conheço desde a Comuna de Paris”. Na sequência, o dirigente do MST destaca os motivos que o levaram a apoiar o nome de Falcão para liderar o PT: “é um camarada valoroso, e muitos militantes nossos esparramados pelo Brasil, que fazem também militância partidária, estão com o Rui, porque, e é opinião pessoal minha, o nosso partido precisa dar uma rejuvenescida, precisa sangue de luta, combatividade, recuperar o movimento de massas”.
A fala de Stedile surge no momento em que ganha força nos bastidores a possível candidatura de João Paulo Rodrigues, também coordenador nacional do MST, para disputar o comando da legenda. Embora ainda não tenha sido oficializada, sua pré-candidatura foi ventilada pelo prefeito de Maricá (RJ), Washington Quaquá, um dos principais articuladores políticos do PT fluminense.
Rui Falcão, que já presidiu o PT entre 1994 e 1995 e novamente entre 2011 e 2017, é visto como uma figura de perfil combativo e fiel às origens do partido. A defesa de seu nome por Stedile sinaliza o apoio de setores tradicionais da esquerda à sua candidatura.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: