window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Guilherme Levorato', 'page_url': '/economia/bndes-gera-2-3-milhoes-de-empregos-em-2023-com-destaque-para-micro-e-pequenas-empresas' });
TV 247 logo
      HOME > Economia

      BNDES gera 2,3 milhões de empregos em 2023, com destaque para micro e pequenas empresas

      Relatório inédito mostra que 87% das vagas foram viabilizadas com recursos do FAT, principal fonte de financiamento do banco público

      Aloizio Mercadante (Foto: Tomaz Silva/ABr)
      Guilherme Levorato avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A atuação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) resultou na criação de 2,3 milhões de empregos no Brasil ao longo de 2023. O número faz parte da primeira edição do Relatório Anual de Emprego, que será divulgado no primeiro semestre deste ano, e cuja prévia foi revelada pela Folha de S. Paulo.

      Segundo o levantamento, 2 milhões dessas vagas — cerca de 87% do total — foram geradas por meio de recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), principal fonte de financiamento da instituição. O documento mostra que 1,6 milhão de empregos foram criados diretamente por empresas que receberam apoio do banco, sendo 1,3 milhão com uso do FAT. Já outros 700 mil postos vieram da cadeia de fornecimento das companhias beneficiadas, com 620 mil deles também associados ao fundo.

      As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste responderam por cerca de 20% do total de vagas geradas, demonstrando o alcance territorial do financiamento. Entre os setores de maior impacto, a construção civil lidera com aproximadamente 200 mil postos de trabalho, seguida pelo setor de máquinas e equipamentos, responsável por 50 mil empregos.

      O relatório é fruto do Fórum BNDES-Trabalho, criado em 2023 a partir de uma iniciativa conjunta do ministro do Trabalho, Luiz Marinho (PT), e do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante. O fórum busca articular o papel do banco de fomento com a promoção do trabalho digno e o fortalecimento da economia nacional.

      Mercadante destacou o papel central do FAT e do banco na geração de empregos formais: "o FAT foi criado para gerar emprego. Esse é o seu principal produto e essa é uma das principais entregas do BNDES para a sociedade. Sob a orientação do presidente Lula, o BNDES é hoje um grande motor de geração de emprego no país. Estamos falando de emprego de qualidade, com carteira assinada e direitos trabalhistas assegurados, e para empresas de todos os tamanhos. Para se ter ideia, um terço desses 2,3 milhões de empregos é gerado em micro, pequenas e médias empresas. O crédito do BNDES faz a economia girar. As empresas investem e novas vagas de emprego são abertas".

      Outro ponto ressaltado por Mercadante foi o avanço na geração de empregos em áreas estratégicas como indústria e infraestrutura. "Em 2023, 34% dos empregos gerados pelo apoio do BNDES estavam na indústria, contra 26% em 2019. Na infraestrutura, quase dobrou. amos de 10% para 18% dos empregos gerados neste setor, no mesmo período".

      O FAT, gerido pelo Ministério do Trabalho, além de financiar programas de desenvolvimento, é responsável pelo custeio de benefícios como o seguro-desemprego e o abono salarial. O relatório evidencia como esses recursos, quando canalizados por meio do BNDES, podem se traduzir em impactos expressivos na geração de emprego, inclusão social e dinamismo econômico.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados