window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Guilherme Levorato', 'page_url': '/mundo/premie-britanico-descarta-pedidos-para-cancelar-visita-de-trump-apos-humilhacao-de-zelensky-na-casa-branca' });
TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Premiê britânico descarta pedidos para cancelar visita de Trump após humilhação de Zelensky na Casa Branca

      Starmer tenta garantir de Trump um compromisso dos EUA com a segurança da Ucrânia caso haja um acordo para encerrar a guerra com a Rússia

      Keir Starmer, primeiro-ministro do Reino Unido, e Donald Trump, presidente dos EUA (Foto: REUTERS/Kevin Lamarque)
      Guilherme Levorato avatar
      Conteúdo postado por:

      Reuters - O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, descartou neste domingo os pedidos para cancelar a oferta de uma visita de Estado ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após a acalorada discussão entre o líder norte-americano e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, na Casa Branca.

      Durante um encontro em Washington na semana ada, Starmer usou uma combinação de elogios e o convite da família real para uma inédita segunda visita de Estado, buscando garantir um compromisso de Trump com uma garantia de segurança dos EUA para proteger a Ucrânia caso um acordo para encerrar a guerra com a Rússia seja alcançado.

      Alguns políticos britânicos, incluindo o líder do Partido Nacional Escocês (SNP), pediram a retirada do convite depois que Trump acusou Zelensky de não demonstrar gratidão suficiente pelo apoio dos EUA na guerra da Ucrânia.

      Questionado se a visita de Estado deveria ser cancelada, Starmer criticou os políticos que, segundo ele, tentam ampliar as divisões com Washington em um momento de "real fragilidade" para a Europa.

      "Não vou me deixar levar pelo SNP ou por outros que tentam inflamar a retórica sem realmente compreender o que está em jogo aqui. Estamos falando sobre a paz na Europa", disse Starmer à BBC.

      Uma cerimônia de grande porte - Ao entregar pessoalmente o convite do rei Charles a Trump no Salão Oval, diante da imprensa mundial, Starmer reforçou a oferta que tornaria o presidente norte-americano o primeiro líder político eleito dos tempos modernos a ser recebido para duas visitas de Estado por um monarca britânico.

      Uma visita de Estado no Reino Unido é um evento grandioso e cerimonial, repleto de pompa e tradição, geralmente incluindo um desfile de carruagem e um banquete de gala no Palácio de Buckingham.

      Durante o reinado da falecida rainha Elizabeth II, apenas três presidentes dos EUA foram convidados para visitas de Estado completas: Barack Obama, George W. Bush e Donald Trump.

      Trump, cuja mãe era escocesa, costuma expressar iração pela família real britânica. Embora a monarquia deva permanecer apolítica, frequentemente é usada para fortalecer relações diplomáticas com líderes mundiais.

      A primeira visita de Estado de Trump ao Reino Unido ocorreu em junho de 2019 e durou três dias, incluindo um banquete no Palácio de Buckingham e um chá com Charles, então príncipe de Gales.

      No entanto, o líder do SNP, John Swinney, declarou neste domingo que "é difícil acreditar" que a oferta da visita a Trump ainda esteja de pé.

      A deputada conservadora de oposição Alicia Kearns, ex-presidente do comitê de relações exteriores do Parlamento britânico, também defendeu que a visita seja adiada até que os Estados Unidos ofereçam garantias de segurança à Ucrânia.

      Uma petição pedindo o cancelamento do convite já reuniu quase 70 mil s, enquanto alguns dos tradicionais jornais britânicos de direita também aram a criticar Trump após seu desentendimento com Zelensky. O The Telegraph afirmou que o líder norte-americano foi "injustamente e vergonhosamente intimidado".

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados