Putin visita a região de Kursk pela primeira vez desde a expulsão das forças ucranianas
Putin visita Kursk pela 1ª vez após expulsar ucranianos e declara fim da maior incursão em solo russo desde a Segunda Guerra
MOSCOU, 21 de maio (Reuters) - O presidente russo, Vladimir Putin, visitou a região ocidental de Kursk pela primeira vez desde que as forças russas expulsaram as tropas ucranianas da área no mês ado.
O Kremlin disse que durante a visita na terça-feira, Putin se encontrou com organizações voluntárias na região e visitou a usina nuclear Kursk-II.
A televisão estatal mostrou Putin se reunindo com voluntários e autoridades locais na região, incluindo o governador em exercício Alexander Khinshtein. Putin estava acompanhado por Sergei Kiriyenko, primeiro vice-chefe de gabinete do Kremlin.
A Rússia disse no final de abril que havia expulsado as tropas ucranianas da região de Kursk, encerrando a maior incursão em território russo desde a Segunda Guerra Mundial.
Pouco mais de dois anos após a invasão da Rússia em 2022, a Ucrânia lançou em 6 de agosto seu ataque mais ousado, invadindo a fronteira russa na região de Kursk, apoiada por enxames de drones e armamento ocidental pesado.
No auge, as forças ucranianas reivindicaram quase 1.400 quilômetros quadrados de Kursk.
Reportagem da Reuters em Moscou; edição de Guy Faulconbridge
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: