window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Redação Brasil 247', 'page_url': '/mundo/reino-unido-suspende-negociacoes-comerciais-com-israel-devido-a-nova-ofensiva-em-gaza' });
TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Reino Unido suspende negociações comerciais com Israel devido a nova ofensiva em Gaza

      Os militares israelenses anunciaram o início de uma nova operação na semana ada

      Primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, durante entrevista coletiva em Londres 01/08/2024 Henry Nicholls/Pool via REUTERS (Foto: Henry Nicholls/Pool via REUTERS)
      Redação Brasil 247 avatar
      Conteúdo postado por:

      Reuters - O Reino Unido interrompeu nesta terça-feira as negociações de livre comércio com Israel, convocou seu embaixador e anunciou novas sanções contra os colonos da Cisjordânia, depois que o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, disse estar horrorizado com a escalada militar em Gaza.

      Os militares israelenses anunciaram o início de uma nova operação na semana ada e o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu disse que Israel assumiria o controle de toda a Faixa de Gaza.

      Israel bloqueou a entrada de suprimentos médicos, de alimentos e de combustível em Gaza desde o início de março, e especialistas internacionais alertaram sobre a iminência de fome.

      O ministro das Relações Exteriores britânico, David Lammy, afirmou que a ofensiva não é a maneira de trazer os reféns restantes de volta para casa, pediu que Israel acabe com o bloqueio de ajuda e condenou o que ele chamou de "extremismo" em alguns setores do governo de Israel.

      "Não podemos ficar parados diante dessa nova deterioração. Ela é incompatível com os princípios que sustentam nosso relacionamento bilateral", disse Lammy aos parlamentares.

      "Francamente, é uma afronta aos valores do povo britânico. Portanto, hoje, estou anunciando que suspendemos as negociações com o governo israelense sobre um novo acordo de livre comércio."

      Reino Unido, em uma declaração conjunta com França e Canadá na segunda-feira, condenou a expansão das operações militares de Israel em Gaza e pediu que as restrições à ajuda fossem suspensas.

      O trio disse que tomaria "outras medidas concretas" caso a nova ofensiva de Israel não cessasse.

      "Quero deixar registrado hoje que estamos horrorizados com a escalada de Israel", declarou Starmer ao Parlamento na terça-feira.

      "Repetimos nossa demanda de um cessar-fogo como a única maneira de libertar os reféns, repetimos nossa oposição aos assentamentos na Cisjordânia e repetimos nossa demanda de aumentar maciçamente a assistência humanitária em Gaza."

      O Reino Unido também sancionou uma série de indivíduos e grupos na Cisjordânia que, segundo ele, estavam ligados a atos de violência contra os palestinos.

      A medida ocorre depois que o Reino Unido impôs sanções a vários colonos e organizações de colonos em 2024.

      A maioria dos países considera ilegais os assentamentos judaicos construídos em terras que Israel ocupou em uma guerra no Oriente Médio em 1967, e sua expansão tem sido, há décadas, uma das questões mais controversas entre Israel, os palestinos e a comunidade internacional.

      "Estamos demonstrando novamente que continuaremos a agir contra aqueles que estão cometendo abusos hediondos dos direitos humanos", disse Lammy.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados