Trump está se afastando de Netanyahu?
Visita do presidente dos EUA ao Oriente Médio, que evitou escala em Israel, alimentou ainda mais especulações sobre afastamento
DW - A viagem do presidente dos EUA, Donald Trump ao Oriente Médio nesta semana incluiu Arábia Saudita, Catar e Emirados Árabes Unidos. Mas uma ausência chamou a atenção: Israel. Trump evitou completamente pisar em território do país aliado - algo que as autoridades israelenses tentaram minimizar ao lembrar que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu visitou a Casa Branca duas vezes neste ano. Ainda assim, pairou entre comentaristas israelenses a sensação crescente de que havia algo estranho no ar.
A ausência de Trump em Israel também ocorre em um momento em que o país está enfrentando cada vez mais críticas e isolamento de outras nações por causa da sua conduta na guerra em Gaza. "Se considerarmos o último mês e, certamente, a última semana, em uma série de movimentos e declarações, Trump não apenas marginalizou completamente Netanyahu e o manteve fora do circuito, mas também marginalizou Israel como se não fosse um aliado", disse à DW o ex-diplomata israelense Alon Pinkas, que hoje atua como colunista do jornal israelense Haaretz, publicação que é bastante crítica do governo Netanyahu.
Leia a íntegra na Deutsche Welle.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: