Trump impõe tarifa de 50% sobre produtos da União Europeia e acusa bloco de "tirar vantagem" dos EUA
Presidente dos EUA afirma que negociações com a UE fracassaram e anuncia medida a partir de 1 de junho de 2025
247 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou as redes socias para anunciar a a aplicação de uma tarifa de 50% sobre todos os produtos importados da União Europeia. Na publicação, segundo a coluna do jornalista Jamil Chade, do UOL, Trump afirma que a medida entra em vigor em 1 de junho de 2025 e é uma consequência direta do que ele classificou como um fracasso nas negociações comerciais com o bloco europeu. “O diálogo com a União Europeia tem sido extremamente difícil”, escreveu Trump, acusando o bloco de ter sido criado “com o objetivo principal de tirar vantagem dos Estados Unidos no comércio”.
Ainda conforme a reportagem, Trump enumerou uma série de práticas da UE que, segundo ele, prejudicam a economia dos EUA. “Suas poderosas barreiras comerciais, impostos sobre o IVA, penalidades corporativas ridículas, barreiras comerciais não monetárias, manipulações monetárias, ações judiciais injustas e injustificadas contra empresas americanas e muito mais levaram a um déficit comercial com os EUA de mais de US$ 250 milhões por ano, um número totalmente inaceitável”, escreveu.
“Nossas discussões com eles não levam a lugar algum! Portanto, estou recomendando uma tarifa direta de 50% para a União Europeia, a partir de 1º de junho de 2025”, justificou mais à frente. A decisão, segundo o presidente, não se aplicará a produtos fabricados em território americano. “Não há tarifa se o produto for construído ou fabricado nos Estados Unidos. Obrigado por sua atenção a esse assunto!”.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: