Zelensky e Trump batem boca no Salão Oval da Casa Branca: "desrespeitoso"
Encontro entre líderes tinha como pautas principais o futuro da guerra na Ucrânia e um acordo sobre minerais de terras raras
247 – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, subiram o tom e bateram boca durante uma reunião na Casa Branca nesta sexta-feira (28).
O encontro tinha como pautas principais o futuro da guerra na Ucrânia e um acordo sobre minerais de terras raras. Na ocasião, Trump criticou as recentes declarações de Zelensky sobre a falta de protagonismo ucraniano nas negociações de paz.
“Seu país está em grandes apuros, sei que você não está vencendo”, disse o presidente norte-americano. “Você não está em posição de nos ditar. Estamos tentando resolver esse problema”.
O republicano também pressionou Zelensky a aceitar um acordo de paz com a Rússia, alertando que, caso contrário, os EUA podem “lavar as mãos” em relação a guerra. Trump acusou o líder ucraniano de estar “apostando com a vida de milhões de pessoas.”
Durante a reunião, o vice-presidente dos EUA, JD Vance, chegou a intervir, dizendo que era desrespeitoso da parte dele vir ao Salão Oval para litigar sua posição, um ponto com o qual Trump concordou.
Sobre o acordo de paz para o fim do conflito na região, Zelenskiy pediu a Trump que não fizesse "nenhum compromisso com um assassino", referindo-se ao líder da Rússia. (Com informações da Reuters).
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: