“Brics abre nova era de desenvolvimento e prosperidade compartilhada”, diz Alckmin
Alckmin recebeu representantes das 11 nações que hoje integram o bloco, destacando o simbolismo da ampliação do Brics em 2024 e 2025
247 – Na abertura da reunião de ministros da Indústria do Brics, realizada em Brasília nesta quarta-feira (21/5), o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, defendeu que o fortalecimento tecnológico e a inovação industrial são pilares fundamentais para a construção de uma economia global mais inclusiva, justa e resiliente.
Alckmin recebeu representantes das 11 nações que hoje integram o bloco, destacando o simbolismo da ampliação do Brics em 2024 e 2025. “A ampliação do BRICS em 2024 e 2025 simboliza não apenas nossa abrangência geográfica, populacional e econômica, mas sobretudo nossa vocação para contribuir, com propostas concretas, para uma nova era de desenvolvimento sustentável, inovação tecnológica e prosperidade compartilhada”, afirmou o vice-presidente.
Ele destacou a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na presidência brasileira do Brics, que tem como lema “Fortalecendo a Cooperação do Sul Global para uma Governança mais Inclusiva e Sustentável”. Alckmin reafirmou o compromisso do Brasil em impulsionar soluções práticas e coordenadas nas agendas industrial, tecnológica e produtiva.
Íntegra do discurso de Alckmin
“Ministros, Chefes de Delegação, senhoras e senhores,
É com enorme satisfação que dou as boas-vindas a todos em Brasília por ocasião deste importante Encontro de Ministros de Indústria do BRICS, sob a presidência do Brasil, a qual igualmente conta com a presença de ministros de Empreendedorismo, Micro, Pequenas e Médias Empresas. É uma honra receber representantes das 11 nações que hoje compõem este agrupamento tão representativo da diversidade e do dinamismo do Sul Global.
A ampliação do BRICS em 2024 e 2025 simboliza não apenas nossa abrangência geográfica, populacional e econômica, mas sobretudo nossa vocação para contribuir, com propostas concretas, para uma nova era de desenvolvimento sustentável, inovação tecnológica e prosperidade compartilhada. Juntos, representamos quase metade da população mundial, 39% do PIB global em paridade de poder de compra e 24% do comércio internacional.
Sob a liderança do Presidente Lula, com o lema ‘Fortalecendo a Cooperação do Sul Global para uma Governança mais Inclusiva e Sustentável’, a presidência brasileira do BRICS assume o compromisso de promover soluções práticas e coordenadas entre nossos países — especialmente nas agendas industrial, tecnológica e produtiva.
Esta Reunião de Ministros assume papel central nesse esforço. Em um mundo em rápida transformação, a inovação industrial, a integração das cadeias produtivas e o fortalecimento das capacidades tecnológicas serão alicerces para a construção de uma economia global mais justa, resiliente e inclusiva.
Desejo a todos um encontro produtivo e inspirador, pautado pelo espírito de cooperação que tem caracterizado nosso agrupamento desde a sua origem.
Muito obrigado.”
Micro e pequenas empresas são destaque no encontro
O ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Memp), Márcio França, também participou da abertura e destacou a importância estratégica das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) para o crescimento econômico e a inclusão social nos países do bloco. Ele celebrou a criação de um grupo de trabalho dedicado exclusivamente ao setor no âmbito do Brics.
“Nos países do Brics, esse setor constitui uma verdadeira espinha dorsal do dinamismo produtivo e da inclusão social. A criação desse grupo de trabalho, no ângulo da parceria da nova revolução industrial é um marco estratégico que nos permitirá ampliar o intercâmbio de experiências, fomentar iniciativas conjuntas e fortalecer a presença das micro pequenas e médias empresas no comércio 'intrabrics' e em toda a economia global”, declarou França.
As MPMEs representam 90% das empresas e mais de 50% dos empregos no mundo. No Brasil, esses números sobem para 98% das empresas e 75% dos postos de trabalho.
Indústria digital, robótica e cadeias produtivas
A reunião ministerial em Brasília debateu temas como transformação digital da indústria, manufatura inteligente, robótica, integração de cadeias produtivas e o fortalecimento das MPMEs. As discussões fazem parte da preparação para a cúpula de chefes de Estado do Brics, que ocorrerá em julho, no Rio de Janeiro.
Ao final do encontro, os ministros devem apresentar uma declaração conjunta e documentos técnicos que serão submetidos à cúpula, consolidando uma visão integrada de desenvolvimento industrial e tecnológico entre os países do bloco.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: