MDB busca nome próprio para disputar eleição presidencial de 2026 e tenta unificar o centro
"Queremos buscar um nome de centro para as eleições presidenciais e liderar o consenso nesse debate", disse o presidente da sigla, deputado Baleia Rossi
247 - Enquanto uma ala do MDB trabalha para garantir um nome do partido como vice em uma chapa encabeçada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026, o presidente da sigla, deputado Baleia Rossi (SP), aposta em um projeto mais ambicioso: liderar a construção de uma candidatura própria e unificar o campo de centro na disputa presidencial. “Queremos buscar um nome de centro para as eleições presidenciais e liderar o consenso nesse debate”, afirmou Rossi em entrevista à CNN Brasil.
Para viabilizar o plano, o MDB escalou o ex-ministro e ex-deputado Aldo Rebelo (SP) e o ex-senador José Fogaça (RS) para percorrer o país promovendo encontros regionais e elaborando um novo programa partidário. O projeto, batizado de "O Brasil pensar o Brasil", é uma releitura da "Ponte para o Futuro", formulada durante a gestão de Michel Temer na Presidência da República.A legenda pretende apresentar os primeiros nomes para a disputa em um encontro nacional previsto para setembro, quando também buscará alianças com outros partidos do centro.
Ainda conforme a reportagem, apesar de ter concorrido à Presidência em 2022, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, está fora da lista de possíveis candidatos do MDB, já que integra o governo Lula e pode compor a chapa petista como vice em 2026. Caso não seja escolhida, deve disputar uma vaga no Senado.
Baleia Rossi também avalia um novo cenário para o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes. Segundo o dirigente, ele pode entrar na disputa pelo governo paulista caso Tarcísio de Freitas (Republicanos) se candidate à Presidência.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: