window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Leonardo Lucena', 'page_url': '/regionais/brasilia/parlamentares-do-pt-detonam-bolsonaro-e-seus-aliados-apos-novos-detalhes-da-trama-golpista' });
TV 247 logo
      HOME > Brasília

      Parlamentares do PT detonam Bolsonaro e seus aliados após novos detalhes da trama golpista

      Segundo Humberto Costa, o ex-mandatário 'proibiu a divulgação do relatório do Ministério da Defesa que atestava lisura das urnas'

      Plenário da Câmara dos Deputados (Foto: Bruno Spada/Agência Câmara )
      Leonardo Lucena avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Parlamentares petistas do Congresso Nacional destacaram nesta quarta-feira (21) a gravidade da trama golpista após o ex-comandante da Aeronáutica Carlos Baptista Junior afirmar que, em 2022, o então chefe da Marinha, almirante Almir Garnier, ofereceu as tropas da corporação a Jair Bolsonaro (PL) numa tentativa de impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

      Conforme o senador Humberto Costa (PE), “Bolsonaro sabia que tinha sido derrotado por Lula nas urnas e que não havia fraude”. “Mas mentiu e insistiu em fraude nas eleições para criar um clima favorável ao golpe. Para isso, proibiu que o relatório do Ministério da Defesa que atestava lisura das urnas fosse divulgado”, continuou o petista.

      O senador também criticou a hipótese de prisão do ministro do STF Alexandre de Moraes discutida entre os participantes do plano de ruptura institucional. “Algo impensável em um regime democrático. O cerco tá fechando”.

      Quem também comentou sobre o julgamento foi o deputado federal Rogério Correia (MG). “Ex-cmte da Aeronáutica confirma ao STF que o General Freire Gomes ameaçou Bolsonaro com ordem de prisão durante discussão da minuta golpista em 2022. Daqui pra frente, todo dia vão confirmar algo que as investigações já mostraram. Se cuida, gadaiada!”.

      De acordo com o deputado federal Carlos Zarattini (SP), os "depoimentos das testemunhas da trama golpista confirmam que houve, sim, um planejamento articulado para um golpe de Estado, desmontando de vez a narrativa bolsonarista de que nunca existiu um plano golpista e que tudo se trata de perseguição", escreveu o parlamentar. 

      O petista recordou que o agente da PRF Adiel Pereira Alcântara "afirmou ter recebido uma ordem direta para bloquear o o de eleitores do nordeste às urnas no segundo turno das eleições de 2022".

      No inquérito da trama golpista, o ex-comandante da Força Aérea Brasileira (FAB) Carlos de Almeida Baptista Júnior também confirmou que um membro do Exército, o general Marco Antônio Freire Gomes, informou a Bolsonaro que poderia prender o político da extrema-direita caso tentasse impedir a posse de Lula. 




      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados