window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Redação Brasil 247', 'page_url': '/regionais/sudeste/silveira-reforca-defesa-da-reeleicao-de-lula-e-gera-desconforto-em-evento-do-agro-com-a-presenca-de-caiado-e-kassab-em-minas' });
TV 247 logo
      HOME > Sudeste

      Silveira reforça defesa da reeleição de Lula e gera desconforto em evento do agro com a presença de Caiado e Kassab em Minas

      Ministro pessedista citou presidente da República pelo menos 15 vezes em seu discurso e disse que “jogará na posição em que for escalado” por ele em 2026

      (Foto: Ricardo Botelho/MME)
      Redação Brasil 247 avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), tem, publicamente, elevado o tom em defesa da reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), movimento que tem causado desconforto dentro de seu próprio partido. Na última sexta-feira (25/04), durante Abertura da Safra Mineira de Açúcar e Etanol em Uberaba (MG) — um dos principais eventos do agronegócio do país, Silveira defendeu enfaticamente ações do governo federal diante de um público majoritariamente alinhado à direita e ao bolsonarismo. O evento, inclusive, contou com a presença do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), crítico de Lula e que tenta emplacar sua candidatura à presidência. Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, também participou da cerimônia.

      Em seu discurso, Silveira repetiu o nome do presidente Lula por pelo menos 15 vezes, todas recheadas de elogio e ressaltando as ações do governo, causando certo desconforto entre os presentes. Além do ambiente do agro não ser o mais simpático ao petista, o próprio Kassab já criticou publicamente o governo Lula 3, e outras lideranças nacionais do PSD se reservam a garantir o apoio à reeleição do presidente em 2026.

      A postura de Silveira evidencia a diferença de postura de demais pessedistas. O ministro se aproximou do presidente Lula e é tido, hoje, como membro da “cota pessoal” do petista. Internamente, cresce a insatisfação do PSD com o ministro, visto por alguns correligionários como excessivamente alinhado ao Planalto em detrimento das posições do partido. O movimento de aproximação com Lula, embora fortaleça a posição de Silveira no governo, pode começar a custar capital político dentro de seu próprio partido.

      O episódio em Uberaba, no estado natal do ministro, é apenas mais um entre tantos em que Alexandre Silveira tem priorizado a lealdade ao presidente. Em entrevista à imprensa local, o ministro chegou a dizer que “jogará na posição em que for escalado pelo presidente Lula” para a eleição de 2026.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados