window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Paulo Emilio', 'page_url': '/regionais/sul/governo-do-parana-decreta-situacao-de-emergencia-por-estiagem' });
TV 247 logo
      HOME > Sul

      Governo do Paraná decreta situação de emergência por estiagem

      Estiagem, segundo o governo paranaense, já afeta o abastecimento de água e a produção agrícola, principalmente no Centro, Sudoeste e Oeste do Estado

      (Foto: REUTERS/Mike Hutchings)
      Paulo Emilio avatar
      Conteúdo postado por:

      Reuters - O governo do Paraná anunciou na quinta-feira decreto de situação de emergência por causa da estiagem que atinge o Estado desde dezembro, o que terá reflexos na empresa estadual de água Sanepar.

      A companhia afirmou na noite de quinta-feira que o decreto estabelece que a empresa poderá "suspender ou restringir outorgas vigentes para usos (da água) diversos do abastecimento público e dessedentação de animais". O decreto estadual valerá por 180 dias.

      "A situação piorou com a falta de chuva, principalmente nas regiões de Pato Branco, Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão. A Sanepar faz um alerta e pede o uso consciente da água. A orientação é priorizar a água tratada para alimentação e higiene", afirmou o governo paranaense em comunicado à imprensa.

      A estiagem, segundo o governo paranaense, já afeta o abastecimento de água e a produção agrícola, principalmente no Centro, Sudoeste e Oeste do Estado.

      "Temos um cenário de poucas chuvas até setembro, outubro e os níveis dos reservatórios de água já estão baixos em grande parte dos rios do Estado, além da seca que já perdura em várias regiões", disse o coordenador estadual da Defesa Civil do Paraná, Fernando Schünig, em declaração a jornalistas.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados