window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Redação Brasil 247', 'page_url': '/economia/novo-licenciamento-ambiental-abre-espaco-para-projetos-estrategicos-como-a-margem-equatorial' });
TV 247 logo
      HOME > Economia

      Novo licenciamento ambiental abre espaço para projetos estratégicos, como a Margem Equatorial

      Emenda de Davi Alcolumbre aprovada no Senado cria licença especial que simplifica análise ambiental para obras consideradas prioritárias pelo governo

      Margem equatorial (Foto: Petrobrás)
      Redação Brasil 247 avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (21) o novo marco do licenciamento ambiental, com a inclusão de uma emenda do presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), que cria a Licença Ambiental Especial (LAE). A LAE substitui as três etapas tradicionais do licenciamento — prévia, de instalação e de operação — por um procedimento único, exclusivo para projetos considerados “estratégicos” por um conselho do Executivo. A medida viabiliza a implementação de empreendimentos de grande interesse nacional, como a exploração de petróleo na Margem Equatorial, defendida por Alcolumbre como uma das prioridades para o desenvolvimento do Amapá.

      Segundo o senador, o atual modelo “além de lento, impõe exigências desproporcionais, com sucessivas complementações técnicas sem critérios objetivos”. Para ele, a nova licença garante “celeridade, eficiência e economicidade” sem comprometer o cumprimento de condicionantes ambientais rigorosas.

      Além da criação da LAE, o projeto aprovado consolida normas infralegais, estabelece prazos máximos para análise de pedidos e cria modalidades simplificadas para atividades de menor impacto. Em discussão há cerca de 20 anos no Congresso Nacional, o novo marco busca modernizar e unificar o licenciamento ambiental no Brasil.

      Apesar do apoio majoritário no Senado, a proposta gerou manifestações contrárias de parte do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e de organizações da sociedade civil. Com a aprovação no Senado, o texto retorna à Câmara dos Deputados, que irá decidir se mantém ou altera o conteúdo. Caso seja aprovado sem modificações, o projeto seguirá para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados