Morte do Papa Francisco inicia período de transição no Vaticano
Com a Santa Sé Vacante, Igreja Católica entra em fase de ritos fúnebres e preparação do Conclave que elegerá o novo pontífice
247 - A morte do Papa Francisco, aos 88 anos, marca o início da chamada Sé Vacante, período em que a Igreja Católica fica oficialmente sem um líder e inicia os ritos tradicionais para o funeral do pontífice e a escolha de seu sucessor. Francisco esteve à frente da Igreja por 12 anos e deixa um legado de reformas, além de instruções específicas para os ritos após sua morte.
Durante a Sé Vacante, o camerlengo — atualmente o cardeal irlandês Kevin Joseph Farrell — assume a istração temporária da Igreja e coordena os preparativos para o Conclave, processo pelo qual será escolhido o novo papa. A maioria dos cargos de liderança no Vaticano é suspensa, e decisões urgentes am a ser tomadas pelo Colégio dos Cardeais.
O funeral de Francisco seguirá a “Ordem das Exéquias do Sumo Pontífice”, cujas normas foram aprovadas pelo próprio papa em 2024. Seu corpo será velado na Basílica de São Pedro e sepultado, conforme desejo pessoal, na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma. Missas serão celebradas durante nove dias, no tradicional período de luto conhecido como novendiales.
A eleição do novo papa começará entre 15 e 20 dias após a morte de Francisco. Apenas os cardeais com menos de 80 anos — atualmente 138, sendo sete brasileiros — poderão votar no Conclave. As votações ocorrerão na Capela Sistina, sob sigilo absoluto, com os resultados anunciados pela simbólica fumaça branca ou preta.
O anúncio do novo pontífice será feito da sacada da Basílica de São Pedro com a tradicional frase Habemus Papam. Até lá, a Igreja Católica vivencia um dos momentos mais solenes e emblemáticos de sua tradição milenar.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: