Ivan Valente repudia ato pela anistia e vê desespero em Bolsonaro
'Bolsonaro nem bem saiu do hospital e já começou a convocar ato para livrar a pele dos golpistas', afirmou o parlamentar
247 - O deputado federal Ivan Valente (Psol-SP) publicou nesta segunda-feira (5) uma mensagem de repúdio à mobilização prevista para a próxima quarta-feira (7), em Brasília (DF), pela anistia aos participantes dos atos golpistas do 8 de janeiro de 2023. O Supremo Tribunal Federal já condenou pelo menos 503 pessoas pela participação naquelas manifestações terroristas na capital federal, onde apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) invadiram as estruturas do STF, do Planalto e do Congresso. A Corte ainda fará novos julgamentos e o número de réus pode aumentar.
“Sem anistia! Bolsonaro nem bem saiu do hospital e já começou a convocar ato para livrar a pele dos golpistas, incluindo ele mesmo, para quarta-feira, 07/05, em Brasília! Saiu disparando contra Lula e Alexandre de Moraes e minimizou o golpe de 08/01/2023. O que Bolsonaro quer é se livrar da cadeia, que parece inevitável!”, escreveu o parlamentar do Psol na rede social X.
Bolsonaro recebeu alta do hospital DF Star nesse domingo (4). O ex-mandatário ficou 22 dias internado após uma cirurgia para corrigir uma obstrução intestinal. Ele deixou a unidade hospitalar acompanhado por médicos e foi recebido por um pequeno grupo de apoiadores.
Atualmente, o político da extrema-direita é réu no Supremo Tribunal Federal após ser condenado no inquérito do plano golpista, e pode ser preso. Até o momento, são pelo menos 14 réus por envolvimento na trama ilegal, e que serão julgados.
No mês ado, líderes partidários da Câmara dos Deputados adiaram a votação da urgência do projeto de lei (PL) que concede anistia a condenados por tentativa de golpe de Estado no Brasil que culminou com o 8 de janeiro de 2023. O PL da anistia tem como autor o deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB) e foi apresentado em novembro daquele ano.
Partidos da oposição ao governo Lula e que pressionam para a anistia ser analisada o mais rapidamente possível prometeram obstruir os trabalhos da Câmara enquanto a urgência não for apreciada.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: